top of page
  • Foto do escritorObservatório de Comunicaç

Cenário político-midiático do caso envolvendo o ministro Sérgio Moro

Atualizado: 13 de jul. de 2019




O The Intercept Brasil publicou no domingo, 09 de junho, uma primeira série de reportagens sobre conversas entre Sérgio Moro, então juiz da décima terceira vara de Curitiba, e Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jato. O conteúdo teve grande repercussão e gerou controvérsias, tanto do ponto de vista político quanto jurídico e jornalístico.


Em Mídia: Tecnologia e Poder, unidade de aprendizagem do ciclo de estudos em Comunicação Mídia e Política dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda da Unisul / Pedra Branca, as discussões têm abordado a centralidade da mídia na construção de um imaginário político e na percepção sobre a democracia, especialmente a brasileira. É com base na forma como a mídia tem tratado as reportagens do The Intercept que os desdobramentos do caso serão tratados. Há um debate ético sobre os procedimentos jurídicos que interferiram nas eleições de 2018 e sobre a cobertura jornalística que merece nossa atenção.


Aspectos considerados


O trabalho de análise do cenário-político-midiático decorrente das informações publicadas pelo The Intercept Brasil leva em conta 14 formas de abordagens para particularizar o olhar sobre a mídia. Os aspectos levantados servem de mote para se buscar referências que ajudem a compreender as circunstâncias em que as tentativas de conquistar a opinião pública se assentam. O levantamento propõe um olhar sobre:


1. As reportagens e o que dizem os jornalistas do The Intercept sobre a própria cobertura.

3. A fragilidade dos aplicativos de mensagens digitais quanto à segurança de informações e seus impactos no processo de comunicação.

4. Os impactos políticos da denúncia.

5. A ação dos hackers e a criminalização do jornalismo, chamado de ativista.

7. As reações da "mídia independente".

8. As reações do governo.

9. As reações da oposição e a sustentação de inocência do ex-presidente Lula.

10. As reações do Congresso Nacional e os impactos na agenda do legislativo.

11. As reações do judiciário.

12. As questões éticas do vazamento de informações e a credibilidade do The Intercept.

14. As comparações com o caso de espionagem nos EUA entregue por Snowden a Glenn Greenward, jornalista que está no centro do caso atual no Brasil.


Os textos serão produzidas por professores e estudantes do quinto semestre do curso de Jornalismo, a partir de levantamentos em publicações acessíveis na internet, com o objetivo de promover um olhar analítico sobre a mídia neste caso. Longe de ser um profundo dossiê, o trabalho a que nos propomos é um exercício de interpretação sobre o que representa para a democracia brasileira a denúncia feita pelo The Intercept.

14 visualizações0 comentário
bottom of page