OBSERVATÓRIO
Comunicação, Mídia e Política



ESPECIAL #VAZAJATO
Olhar analítico sobre a mídia
Cenário
Enfoque
Proposta
No momento em que as opiniões parecem não precisar mais se basear em fatos nem critérios objetivos de apuração quanto à veracidade dos argumentos, o Observatório de Comunicação, Mídia e Política propõe um olhar analítico sobre como a mídia tem ajudado a construir nossas noções de realidade. As denúncias de orquestração política por parte do judiciário, com impactos nas eleições de 2018, oferecem oportunidade para uma avaliação a respeito de aspectos éticos e culturais nos campos jurídico, político, jornalístico e midiático. The Intercept Brasil, veículo responsável pelas denúncias, feriu os princípios jornalísticos ao usar vazamento de informações supostamente ilícitas? O ministro da Justiça Sérgio Moro e os promotores da Operação Lava Jato, acusados de parcialidade política em julgamentos de corrupção, feriram os princípios do direito ao elaborar estratégias conjuntas de investigação e acusação?
As questões levantadas sobre o caso, ainda em andamento por conta da publicação de novas reportagens envolvendo outros agentes políticos ligados ao Estado, estão sendo analisadas sob diferentes pontos de vista e metodologias. Levando-se em consideração a centralidade da mídia nos processos políticos e culturais, os aspectos abordados aqui partem de argumentos sobre a atuação política das instituições que usam de tecnologias de comunicação e informação para consolidar espaços de poder. O caso apelidado de #vazajato é emblemático para pensar a respeito das relações entre mídia e política
A denúncia em si é repleta de elementos significativos sobre o papel da indústria da comunicação no contexto político brasileiro, mas é, sobretudo, pela relevância da crise que atinge todas as instituições brasileiras que nosso olhar se revela sobre a mídia, justamente para analisar as ações visíveis que impactam nas opiniões públicas e na polarização ideológica crescente. Na medida em que os ambientes democráticos de hoje abrem caminho para uma espécie de tirania das opiniões majoritárias, olhar analiticamente sobre a mídia é olhar também para a democracia.